O edifício foi construído por volta de 1743, e sua construção ficou a cargo do mesmo engenheiro responsável pela construção do Paço Real na Praça XV, o Arquiteto Português José Alpoim. No ano de 1790, na construção que contém o arco, funcionava o Senado da Câmara, até o dia em que houve um incêndio no local. O incêndio destruiu o prédio, onde inúmeros arquivos e documentos foram perdidos. A construção do local se deve ao Dr. Francisco Barreto Teles de Meneses. Foi sobre este arco que ficavam moradias luxuosas à sua época, que tinham como moradores os cabeças da família Teles por longo período.
No meio das construções das casas o engenheiro português José Alpoim encontrou um problema, a construção das casas obstruía a passagem da travessa do Mercado do Peixe (atual travessa do Comércio), foi então que Alpoim resolveu criar um arco no meio de um dos prédios, que viria a ser o Senado da Câmara (equivalente a Câmara Municipal), atualmente o arco fica no número 34, da Praça XV de Novembro.
Os Teles, em prática tiveram o monopólio do Juizado de Órfãos e outras varas do Rio de Janeiro por longo tempo durante o período colonial.
Foi perto do arco dos teles que morou a famosa Bárbara dos Prazeres, Conhecida popularmente como bruxa e assassina de crianças.
Atualmente é conhecida pelo turismo, graças a sua história e arquitetura únicas hoje no centro do Rio de Janeiro e pela presença de diversos movimentos culturais que ocorrem na região.
Tags
História