O Palácio da Fazenda do Secretário.

 Localizada no Município de Vassouras, RJ, a propriedade chegou a possuir 500 mil pés de café e 366 escravos além de 5 enfermarias e dez casas para empregados. Restaurada e mobiliada ao estilo da época, o solar foi construído em meados de 1830 por Laureano Correa e Castro, o Barão de Campo Belo, sendo a fazenda mais importante de Vassouras durante o ciclo do café.

A fazenda originou-se de uma sesmaria concedida, em 1743, a Pedro Saldanha e Albuquerque. Assim que transferida a Bartolomeu Machado Ferreira e Manuel Gomes Leal, estes levantaram a primeira casa de residência, ainda modesta e que daria lugar mais tarde ao palacete. A denominação “Secretário” se deve a um dos seus donos primitivos, que, por longo tempo, foi secretário do governador da capitania.

Em 1861 falece o Barão de Campo Belo em Vassouras, deixando a fazenda como herança para sua esposa, Eufrásia Joaquina do Sacramento Andrade,  Baronesa de Campo Belo,  e seu filho Cristóvão Correia e Castro que hipotecou a propriedade ao Banco do Brasil em 1877. 

Nos jardins existem estátuas em ferro fundido da Fundição Barbezat & Co, localizada no Vale d’Osne. No interior da casa existe um local onde os proprietários recebiam convidados e uma outra onde ficavam as damas, também há uma alcova onde os visitantes se hospedavam. Além da casa grande, também existia uma senzala e um prédio anexo usado para armazenar grãos. O local também foi palco das produções da TV Globo “Os Quintos dos Infernos” e “Os Maias.

A fazenda é liberada à visitação de grupos com agendamento prévio.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال