O aldeamento dos índios do Brasil no Reinado de Dona Maria I de Portugal


Em nome de Dona Maria I foram celebrados tratados de paz e amizade com povos indígenas do Brasil. Um dos mais famosos entre historiadores indigenistas é o de Vila Bela da Santíssima Trindade, então capital mato-grossense, com o povo Kadiwéu — chamados de Guaicuru pelos falantes Tupi, em 1º de agosto de 1791. No que concerne aos indígenas, ainda, era forte a preocupação catequética da monarca: símbolo de sua “real munificência” foi, por exemplo, a criação dos Aldeamentos Maria I (1781), Pedro III (Carretão) e Salinas (1788), na Província de Goiás. O primeiro deles era destinado aos Kayapó, o segundo aos Akuên-Xavente e, depois aos Karajá, Javaé, Kayapó e Xavante e o último, aos Karajá e Xerente.

Os indígenas mandavam inúmeras petições a Monarca Portuguesa, como José Demetrio Gonçalves Pereira , principal dos índios da vila de Viana , no Maranhão , que em 1782 dirigiu uma representação à rainha dona Maria I na qual pede providências contra a bárbara perseguição dos índios por parte dos colonos, além de uma carta descrevendo o modo de vida dos índios na capitania do Maranhão.

Em 1779, Josefa Martinha, índia natural da cidade de Belém no Grão Pará e viúva de João de Jezus, se baseando na Lei de Liberdades, afirmou que contra sua vontade foi colocada como escrava pelo senhor de engenho Hilário de Moraes Bitencourt. Com a ajuda de Manuel Machado , procurador da Fazenda Real e dos índios do Pará , Jozefa Martinha então solicitou à Rainha Dona Maria I de Portugal que a declarasse como pessoa livre, isenta de cativeiro e que seus filhos e demais parentes não fossem mais incomodados por Bitencourt. 
 
Além de conceder a liberdade da Índia Josefa, Hilário de Moraes Bitencourt. perdeu seu posto de capitao mor como punicao por ter violado as leis de Liberdades de pombal.

Comunicando Luiz da Cunha á rainha os sucessos do aldeamento dos índios foi Goiás, concluia :

Em 27 de Setembro de 1781 entrou no aldeamento Maria I a terceira aldêa do cacique Cananpuaxi, e precisamente um ano depois chegava a Villa Boa, e daí partia para o mesmo destino, o cacique Pupuarê acompanhado de todos os seus.

Reunidos todos, formavam as quatro aldêas conquistadas uma povoação de 687 individuos, dos quaes estavam batizados 328.

O sistema de brandura e humanidade que V. M. manda praticar com as indianas nações n'estes seus dominios são as armas mais fortes, e com que se podem vencer criaturas naturais e aptas para receberem toda a casta de beneficios, pois que d'este discretissimo, util e humano principio se têm seguido as infalíveis consequencias que estam experimentando actualmente os vassalos de S. M. nesta capitania desde o dia que dei principio a esta civilisação, não tenho experimentado os insultos e mortandades que fazia todos os annos, e por diferentes vezes, a referida nação caiapó, de maneira que, até o ponto de fazer esta,não tenho tido noticia de uma só morte que haja feito a referida nação. 

Estavam, pois, fundados, com a regularidade que era possivel, dois importantes nucleos de colonisação indigena, S. José de Mossamedes e Maria I,fundações estas que a rainha protegeu de um modo muito significativo"

Fonte: A primeira Chefe de Estado do Brasil: D. Maria I, a louca?. Bruno da Silva Antunes de Cerqueira, Historiador
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