Abate do balão espião pode ter sido recorde da aviação militar.


Alvo de chacota ao redor do mundo, a derrubada do balão espião chinês pode ser um marco na história da aviação.

O balão foi derrubado quando estava a 18 mil metros, numa região onde poucos aviões convencionais conseguem chegar. E mesmo assim, para voar nesta altitude, é preciso que o piloto esteja devidamente preparado, usando traje próprio para o ambiente, assim como faziam os pilotos de SR-71 e U-2.

É inegável que o assunto tomou um tom jocoso, pois não é todo o dia que se vê um caça de 5ª Geração tendo um balão como alvo. Na Primeira e Segunda Guerra Mundial, balões eram metralhados, mas estes estavam entre 150 e 300 metros e não a dezoito mil!

Pessoas que não conhecem a história militar viram na derrubada uma piada. Sem critério algum ou por puro desconhecimento do assunto, alguns chegaram ao absurdo de sugerir que se usassem o A-10 ou um helicóptero. Nem o Thunderbolt quando qualquer helicóptero na atualidade é capaz de alcançar tal altitude.

Durante os testes de velocidade do F/A-18 Hornet, a tripulação de um Phantom quase morreu por causa de embolia. O F-4 estava acompanhando o Hornet em velocidade supersônica. O Phantom estava logo atrás quando inadvertidamente o piloto do Hornet manobrou sem avisar justamente para o caminho do F-4. O piloto do Phantom para escapar a colisão, puxou o manche. Por causa da velocidade, eles atingiram 20 mil metros! Acontece que eles não estava com trajes pressurizados. Eles mal conseguiram retornar ao solo e ficaram meses hospitalizados.

Sem querer, a China - e o Mundo - descobriu que o Raptor é um caça que realmente pode combater em alta altitude.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال