Perfil dos Estados Unidos - Linha do tempo

 

Uma cronologia dos principais eventos:

1565 - Primeiro assentamento europeu permanente na América do Norte - St Augustine, atual Flórida - fundado pelos espanhóis. A América do Norte já é habitada por diversos grupos distintos de pessoas, que entram em declínio com a chegada dos colonizadores.

1607 - Jamestown, Virgínia, fundada por colonos ingleses, que começam a cultivar tabaco.

1620 - A colônia de Plymouth, perto de Cape Cod, é fundada pelos Pilgrim Fathers, cujo exemplo é seguido por outros puritanos ingleses na Nova Inglaterra.

Séculos XVII-XVIII - Centenas de milhares de africanos trazidos e vendidos como escravos para trabalhar nas plantações de algodão e tabaco.

1763 - A Grã-Bretanha ganha o controle do território até o rio Mississippi após a vitória sobre a França na Guerra dos Sete Anos.

Guerra da Independência

1774 - Os colonos formam o Primeiro Congresso Continental enquanto a Grã-Bretanha fecha o porto de Boston e posiciona tropas em Massachusetts.

1775 — Revolução Americana: George Washington lidera o Exército Continental na luta contra o domínio britânico.

1776 4 de julho - Declaração de Independência endossada pelo Congresso; colônias declaram independência.

1781 - Os estados rebeldes formam uma confederação livre depois de derrotar os britânicos na Batalha de Yorktown.

1783 - A Grã-Bretanha aceita a perda de colônias em virtude do Tratado de Paris.

1787 - Os Pais Fundadores elaboram uma nova constituição para os Estados Unidos da América. Constituição entra em vigor em 1788.

1789 - George Washington eleito primeiro presidente dos EUA.

1791 - Bill of Rights garante a liberdade individual.

1803 - A França vende os territórios da Louisiana para os EUA.

1808 – Abolição do comércio atlântico de escravos.

1812-15 - Guerra de 1812 entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, em parte devido aos efeitos das restrições britânicas ao comércio dos Estados Unidos durante as Guerras Napoleônicas.

Século 19 - A resistência residual dos povos indígenas é esmagada quando a imigração da Europa assume proporções em massa, com colonos se movendo para o oeste e reivindicando "destino manifesto" para controlar a América do Norte; número de estados na união sobe de 17 para 45.

1846-48 - Os EUA adquirem vastas extensões de território mexicano após a Guerra do México, incluindo a Califórnia e o Novo México.

Guerra civil

1854 - Opositores da escravidão, ou abolicionistas, fundam o Partido Republicano.

1860 - O candidato republicano Abraham Lincoln é eleito presidente.

1860-61 – Onze estados do sul pró-escravidão se separam da União e formam os Estados Confederados da América, desencadeando uma guerra civil com os estados abolicionistas do norte.

1863 - Lincoln emite a Proclamação de Emancipação, declarando a liberdade dos escravos nos estados confederados.

1865 - Confederados derrotados; escravidão abolida pela Décima Terceira Emenda. Lincoln é assassinado.

1898 - Os EUA conquistam Porto Rico, Guam, Filipinas e Cuba após a guerra hispano-americana. Os EUA anexam o Havaí.

Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão

1917-18 – EUA intervém na Primeira Guerra Mundial, mas rejeita a adesão à Liga das Nações em seu rescaldo.

1920 - As mulheres recebem o direito de voto sob a Décima Nona Emenda.

1920 - Proibida a comercialização e fabricação de bebidas alcoólicas. A era da Proibição vê uma multiplicação de bares ilegais, álcool produzido em casa e gangsterismo.

 


 

1924 - O Congresso concede aos indígenas o direito à cidadania.

1929-33 - Mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas depois que a quebra do mercado de ações de Wall Street em 1929 desencadeou a Grande Depressão. O presidente Herbert Hoover rejeita a ajuda federal direta.

1933 - O presidente Franklin D Roosevelt lança o programa de recuperação "New Deal", que inclui grandes obras públicas. Venda de álcool recomeça.

Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria

1941 - Aviões de guerra japoneses atacam a frota dos EUA em Pearl Harbor, no Havaí, levando os EUA à Segunda Guerra Mundial contra as potências do Eixo.

1945 - Os EUA lançam duas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. O Japão se rende.

1947 - EUA enuncia política de ajuda para nações que considera ameaçadas pelo comunismo no que ficou conhecido como Doutrina Truman. Começa a Guerra Fria com a União Soviética.

1948 - O programa dos Estados Unidos para reviver as economias europeias do pós-guerra - o Plano Marshall - entra em vigor. Cerca de US$ 13 bilhões são desembolsados ​​ao longo de quatro anos e o plano é considerado um sucesso.

1950-54 - O senador Joseph McCarthy realiza uma cruzada contra supostos comunistas no governo e na vida pública; a campanha e seus métodos ficaram conhecidos como macarthismo. Em 1954, McCarthy é formalmente censurado pelo Senado.

1950-53 - As forças dos EUA desempenham papel de liderança contra as tropas norte-coreanas e chinesas na Guerra da Coréia.

Dessegregação e a guerra do Vietnã

1954 - A segregação racial nas escolas torna-se inconstitucional; início da campanha de desobediência civil para garantir os direitos civis dos americanos afrodescendentes.

1960 – O candidato do Partido Democrata, John F. Kennedy, é eleito presidente, derrotando por pouco seu rival Richard Nixon.

1961 - Invasão da Baía dos Porcos: tentativa frustrada de invasão de Cuba por exilados cubanos, organizada e financiada por Washington.

1962 - Os EUA obrigam a União Soviética a retirar as armas nucleares de Cuba no que ficou conhecido como a crise dos mísseis cubanos.

1963 – assassinato do presidente John F. Kennedy; Lyndon Johnson torna-se presidente.

1964 – EUA intensifica sua intervenção militar no Vietnã. Lei dos Direitos Civis transformada em lei; visa acabar com a discriminação com base em raça, cor, religião, nacionalidade.

1968 – O líder dos direitos civis dos negros Martin Luther King é assassinado.

1969 – O candidato do Partido Republicano, Richard Nixon, é eleito presidente em meio à crescente oposição pública à guerra do Vietnã. A presença militar dos EUA no Vietnã excede 500.000 pessoas.

O astronauta americano Neil Armstrong se torna a primeira pessoa a pisar na Lua.

1972 - Nixon é reeleito e faz visita histórica à China que leva ao reconhecimento do governo comunista.

1973 – Acordo de cessar-fogo no Vietnã assinado. A campanha custou cerca de 58.000 vidas americanas.

1974 - O presidente Nixon renuncia no escândalo Watergate durante uma invasão de 1972 na sede do Partido Democrata.

1976 – candidato do Partido Democrata Jimmy Carter eleito presidente.

1979 – Embaixada dos Estados Unidos em Teerã, Irã, tomada por estudantes radicais. A crise dos reféns de 444 dias - incluindo uma tentativa fracassada de resgate em 1980 - afeta a popularidade do presidente Carter e domina a campanha eleitoral presidencial de 1980.

assertividade global

Novembro de 1980 – Ronald Reagan, do Partido Republicano, é eleito presidente e passa a adotar uma dura política anticomunista no exterior e políticas de corte de impostos em casa.

Janeiro de 1986 – O ônibus espacial Challenger explode logo após a decolagem de Cabo Canaveral. Todos os sete membros da tripulação são mortos. Os vôos espaciais tripulados estão suspensos até setembro de 1988.

1986 – Aviões de guerra dos EUA bombardeiam cidades da Líbia. O escândalo "Irangate" foi descoberto, revelando que os rendimentos das vendas secretas de armas dos EUA ao Irã foram usados ​​ilegalmente para financiar os rebeldes Contra na Nicarágua.

1988 – o vice-presidente de Reagan, George Bush, é eleito presidente.

1989 - Tropas dos EUA invadem o Panamá, derrubam seu governo e prendem seu líder, o ex-informante da Agência Central de Inteligência, general Manuel Noriega, por acusações de tráfico de drogas.

1991 - As forças dos EUA desempenham papel dominante na guerra contra o Iraque, que foi desencadeada pela invasão do Kuwait pelo Iraque e terminou com a expulsão das tropas iraquianas daquele país.

os anos Clinton

1992 – O candidato do Partido Democrata, Bill Clinton, é eleito presidente.

1992 - O Congresso aprova o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, ou Nafta, destinado a criar um bloco de livre comércio entre EUA, Canadá e México.

1995 - A bomba de Oklahoma por ativistas de extrema-direita mata mais de 160 pessoas no pior incidente desse tipo nos EUA.

1998 - O escândalo sobre a impropriedade sexual de Clinton com a trabalhadora da Casa Branca Monica Lewinsky domina a agenda política doméstica e leva a um processo de impeachment no Congresso.

1999 Março-junho – EUA desempenha papel de liderança no bombardeio da Otan na Iugoslávia em resposta à violência sérvia contra albaneses étnicos na província de Kosovo.

Novembro de 2000 – George W. Bush, do Partido Republicano, ganha a presidência.

ataques de 11 de setembro

2001 11 de setembro – Ataques suicidas coordenados pelo grupo terrorista Al-Qaeda levam os EUA a embarcar em uma “guerra contra o terror” que inclui invasões do Afeganistão e do Iraque.

Outubro de 2001 – EUA lidera campanha maciça de ataques aéreos contra o Afeganistão e ajuda as forças da oposição a derrotar o regime talibã.

Novembro de 2002 – O presidente Bush sanciona um projeto de lei criando um Departamento de Segurança Interna, a maior reorganização do governo federal em mais de 50 anos.

Fevereiro de 2003 – A 28ª missão do ônibus espacial Columbia termina em tragédia quando a nave se desfaz ao reentrar na atmosfera. Os sete astronautas a bordo são mortos.

guerra do iraque

Março de 2003 – Os ataques com mísseis em Bagdá marcam o início de uma campanha liderada pelos Estados Unidos para derrubar o líder iraquiano Saddam Hussein. As forças dos EUA avançam para o centro de Bagdá no início de abril.

Maio de 2004 – Furor sobre fotos mostrando o abuso de prisioneiros iraquianos sob custódia dos EUA.

Agosto de 2005 – Centenas de pessoas morrem quando o furacão Katrina, a tempestade mais destrutiva a atingir os EUA em décadas, varre os estados da costa do golfo. Grande parte da cidade de Nova Orleans está submersa pelas águas da enchente.

Março de 2006 – O Congresso renova o USA Patriot Act, peça central da luta do governo contra o terrorismo, após meses de debate sobre seu impacto nas liberdades civis. O governo concorda com algumas restrições na coleta de informações.

 


 

Janeiro de 2007 – O presidente Bush anuncia uma nova estratégia para o Iraque; milhares de soldados americanos serão enviados para reforçar a segurança em Bagdá.

Setembro de 2008 – Turbulência nos EUA e nos mercados financeiros internacionais com o colapso do maior banco de investimento de Wall Street, Lehman Brothers, e outros grandes players financeiros dos EUA enfrentam problemas crescentes como resultado da "crise de crédito".

Obama eleito

Novembro de 2008 – O senador democrata Barack Obama se torna o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Janeiro de 2009 – Primeiro comício "Tea Party" realizado em protesto contra os planos da administração Obama para resgatar os bancos e introduzir a reforma da saúde. O movimento populista e libertário atua como foco da oposição conservadora aos planos de reforma do presidente.

Março de 2010 – Democratas no Congresso conseguem aprovar um projeto de lei sobre a reforma dos cuidados de saúde, apesar da forte oposição republicana.

EUA e Rússia anunciam acordo sobre um novo tratado de redução de armas nucleares para substituir o Tratado de Redução de Armas Estratégicas de 1991. O pacto deveria ser assinado em 8 de abril.

O presidente Obama revela uma nova política de defesa que reduz significativamente as circunstâncias em que os EUA usariam armas nucleares.

2011 Maio – As forças dos EUA matam o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, em uma operação na cidade paquistanesa de Abbottabad.

2011 Julho - A missão final do Ônibus Espacial é concluída com o pouso do Atlantis em 21 de julho, encerrando o programa de 30 anos.

De setembro de 2012 – O embaixador dos EUA na Líbia é morto quando homens armados invadem o consulado em Benghazi.

Abril de 2013 – Explosões de bombas gêmeas visando a maratona de Boston matam três pessoas e ferem mais de 170. O extremista islâmico nascido na União Soviética Dzhokhar Tsarnaev é acusado após uma caçada na qual seu irmão mais velho e suposto co-conspirador Tamerlan é morto.

2013 Maio – O ex-empreiteiro da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden foge para a Rússia via Hong Kong depois de revelar o vazamento de informações sobre a extensa vigilância telefônica e da Internet pela inteligência dos EUA.


 

2014 agosto-novembro - O assassinato de um adolescente negro desarmado por um policial branco desencadeia uma semana de tumultos na cidade de Ferguson, no Missouri. Em novembro, a decisão de um grande júri de não acusar o policial de assassinato desencadeou uma nova agitação.

ressurgimento republicano

Novembro de 2014 – Os republicanos ganham a maioria no Senado nas eleições de meio de mandato, ganhando o controle de ambas as casas do Congresso e reduzindo ainda mais o espaço de manobra do presidente Obama.

2014 Dezembro – EUA e Cuba iniciam medidas para normalizar as relações diplomáticas após mais de 50 anos de impasse.

Março de 2015 – O presidente Obama anuncia que 10.000 soldados dos EUA permanecerão no Afeganistão como conselheiros e treinadores até 2016.

2015 Junho – EUA acusa hackers chineses de violação maciça de dados pessoais de quase quatro milhões de funcionários do governo. A China nega qualquer papel.

Supremacista branco mata a tiros nove fiéis afro-americanos em uma igreja em Charleston, provocando repulsa nacional e demandas pelo fim da exibição pública de símbolos confederados da era da Guerra Civil.

Dezembro de 2015 – O FBI diz que o casal muçulmano que matou 14 pessoas e feriu outras 21 na festa do escritório em San Bernardino, Califórnia, eram extremistas islâmicos que prepararam o ataque, o pior em solo americano desde setembro de 2001, com antecedência.

Trump eleito presidente

Novembro de 2016 – O candidato republicano Donald Trump vence a eleição presidencial, derrotando a candidata democrata Hillary Clinton em uma das maiores reviravoltas políticas da história dos Estados Unidos. Ele é empossado em janeiro.

2017 Janeiro – O presidente Trump assina ordens executivas restringindo vistos para pessoas que procuram entrar nos EUA de certos países de maioria muçulmana e barrando o financiamento para cidades que abrigam imigrantes ilegais. Ambas as políticas são bloqueadas pelos tribunais.

 


 

Maio de 2017 – O presidente Trump demite o diretor do FBI, James Comey, provocando uma discussão pública sobre se a Casa Branca estava tentando inviabilizar uma investigação sobre um suposto conluio entre os esforços russos para influenciar a eleição de 2016 e a campanha de Trump.

2017 Agosto – Uma mulher é atropelada e morta por um suposto simpatizante de extrema direita em meio a protestos em Charlottesville, Virgínia. O presidente Trump é amplamente criticado por culpar os dois lados pela violência, em vez dos neonazistas e supremacistas brancos.

2017 Dezembro – os EUA reconhecem Jerusalém como capital de Israel e anunciam planos de mudar a embaixada para lá, provocando raiva nos países árabes. Em março de 2019, os EUA reconhecem a soberania israelense sobre as colinas de Golã.

Diplomacia da Coreia do Norte

2018 Abril – A China impõe tarifas de 25% sobre uma série de produtos dos EUA em resposta a medidas semelhantes dos EUA.

Junho de 2018 – Após meses de retórica hostil, o presidente Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un se encontram em Cingapura e concordam em continuar o diálogo com o objetivo de reduzir as tensões na península coreana.

2018 Outubro - Os EUA, Canadá e México chegam a um novo acordo comercial para substituir o atual Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

Os EUA anunciam planos de retirar-se do tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) de 1987, que restringe os mísseis nucleares de curto e médio alcance dos EUA e da Rússia, acusando Moscou de ter violado seus termos.

Caminho para o impeachment

Novembro de 2018 – Os democratas da oposição assumem o controle da Câmara dos Representantes nas eleições de meio de mandato, tornando mais difícil para os republicanos do presidente Trump aprovarem a legislação.

Fevereiro de 2019 - as negociações dos EUA e da Coreia do Norte no Vietnã são interrompidas devido ao ritmo do desarmamento nuclear.

Março de 2019 – O Relatório Mueller não encontra evidências de conluio entre os esforços russos para influenciar a eleição de 2016 e a campanha de Trump.

Outubro de 2019 – Os EUA retiram tropas do norte da Síria, o que leva a Turquia a ocupar partes do norte administradas pelos curdos em uma tentativa de criar uma zona tampão.

2019 Dezembro – O presidente Trump sofre impeachment pela Câmara dos Representantes sob a acusação de abuso de poder e obstrução do Congresso. Seu julgamento está marcado para começar no Senado no mês seguinte.

Janeiro de 2020 – Ataque de drones dos EUA mata o comandante iraniano Qasem Soleimani no aeroporto de Bagdá, promovendo ameaças iranianas de retaliação.

2020 Março - Declarada emergência nacional devido à pandemia de Covid-19.

Maio de 2020 – Protestos em todo o país eclodem após o assassinato do afro-americano George Floyd pela polícia de Minneapolis.

Novembro de 2020 - o ex-vice-presidente democrata Joe Biden derrota Donald Trump nas eleições presidenciais.

2021 Janeiro - Joe Biden assumiu a presidência em meio a uma segurança sem precedentes, uma semana depois que os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em Washington DC.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال